Associação de Cultura Negra Luta Camará

Quem sou eu:
Marcos Welber Mota dos Santos nasceu em 04/10/71 em Itabuna-BA. Praticante desde a década de 1980 começou logo aos oito anos de idade, com Mestre Carlinhos Itabuna BA, (capoeira de rua) O Mestre ensinava no Bairro Sarinha Alcântara (Clube Roque Cicatriz). Depois fui para Sitio do Menor, espaço da Prefeitura para acolher crianças e adolescentes menos favorecidos da cidade. Pratiquei até completar meus 15 anos. Depois fui morar na cidade Brejões- BA,( KM 100), e lá dei continuidade com a capoeira, até vir para Salvador. Conheci o Mestre Tuchê, (Beira de Mar) no Bairro de Ondina, firmando assim minha historia na capoeira. Passado um tempo o espaço do mestre entrou em construção ficando um tempo desativada, nessa época conheci alguns mestres Tim, Monstro, Bodhe (Angola Senzala), Mestre Coentro (Capoeira Esquiva) no Bairro de Brotas, e treinei por um período no qual foi de grande valia. Logo após o retorno, Mestre Tuchê se filiou a família Luís Medicina (Capoeira Raça). No qual permanecia com força total, ainda no grupo Raça cheguei ao 1ª estágio de Contramestre, 12 anos se passaram, e por motivo de força maior, me desliguei. Fiz parte do Ginga Mundo do Mestre Sabiá 05 anos, saindo para e integrar a Matamba capoeira, filiada ao instituto Falcão Capoeira) no qual fui vice presidente. Essa integração foi baseada no encontro de quatros amigos dá mesma linha do Mestre Medicina: São eles Mestre Falcão, M. Edgar Macaco, M. Pinauna e M.Toicinho, ficamos sócios durante 5 anos. E Fomos Formados por M. Falcão e tivemos como Padrinho o Mestre Lua Rasta. A data da Formação de Mestria (Corda Vermelha), foi em 2008 no evento na Praça Pedro Arcanjo no Pelourinho, Salvador BA. Depois disso tracei meu próprio caminho junto com meus discípulos e amigos da capoeiragem.
Hoje presidente fundador dá Associação de Cultura Negra LUTA CAMARÁ Capoeira..
Trabalho desenvolvido junto com os discípulos. Desenvolvo trabalhos com crianças, adolescentes, e adultos de comunidades menos favorecidas. Atualmente, estamos em colégios, escolas, terreiros de candomblés e centros de saúde particulares ,aqui em Camaçari BA, Salvador BA, Paula Cãndido MG, Viçosa MG, Ilhéus BA, São Luís MA, Cambé PR e Coimbra Portugal.
O Mestre Toicinho tem como filosofia o desenvolvimento do seu trabalho em vários níveis, seja buscando a elevação do nível técnico e teórico do capoeirista, utilizando a capoeira como valioso recurso pedagógico, artístico e cultural, objetivando entre outras coisas a profissionalização do capoeirista, procurando resgatar o valor do Mestre de Capoeira como produtor e transmissor de cultura e vivência.
Procura contribuir para a formação de valores humanos e éticos baseados no respeito, na socialização e liberdade, através de trabalhos que valorizam a cultura brasileira, tudo isso buscando fortalecer e engrandecer o capoeirista no seu caráter, dignidade e valorização pessoal.
Para o Mestre Toicinho, a Capoeira é uma arte ancestral e futura. É a expressão viva da liberdade de um povo, que, acreditamos, deve ser praticada com reverência, e merece de nossa parte respeito e atenção. Transformando e preservando valores, nosso trabalho visa à necessidade de deixar a Capoeira livre para ser o que ela é.
Uma grande abraço em todos que contribuíram para meu crescimento como Homem e mestre da arte genuinamente Brasileira.

Aulas

Rodas Regulares

Informações fornecidas pelo Grupo. Sugerimos entrar em contato para confirmação.

Mais informações

  • Mestre Marcos Welber Mota dos Santos
  • Fundação 9/20/2016
  • Telefones 71983680882
  • E-mail lutacamara@gmail.com
  • Endereço Rua da Mangueira Areias Camaçari
É representante desse grupo? Edite as informações desta página